English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 7 de julho de 2007

Biografia do Grande Mestre Seigo Tada



MESTRE SEIGO TADA



O Mestre Seigo Tada, nasceu em 18 de Fevereiro de 1922, como filho primogénito da família Tada em Kyoto, Japão, cidade onde foi introduzido formalmente o Karate Goju Ryu na ilha principal Honshu. O Japão é formado por quatro ilhas principais: ao norte Hokkaido, Honshu a maior, a oeste Shikoku e ao sul Kyushu. Okinawa é uma pequena ilha ao sul de Kyushu.
O seu primeiro contacto com as Artes Marciais aconteceu quando era ainda jovem, em 1937, com 15 anos de idade, após a sua família se mudar para a cidade de Shanghai, na China. Lá conheceu um Mestre de Kempo, chamado Ching Lou, e aprendeu esta Arte Marcial chinesa.
Em Março de 1939, já de volta a Kyoto, iniciou a aprendizagem do karate na Universidade Ritsumeikan, onde cursava o 2º grau.
Em 1941 iniciou na própria universidade o curso de Ciências Económicas. Lá existia um clube de Karate supervisionado pelo famoso Mestre Miyagi Chojun, responsável e introdutor do Karate Goju Ryu. Em pouco tempo tornou-se o técnico de Karate desta universidade.
Em 1943, convocado para a 2ª Grande Guerra, foi destacado para o batalhão "Tokotai" que tinha a mesma função do esquadrão "Kamikaze" (Ventos Divinos), famoso por suas tácticas suicidas, mas felizmente, para nós karatecas, a guerra acabou sem que o nosso Mestre tenha sido designado para a derradeira missão.
Logo após a guerra, sentindo que alguma coisa deveria ser feita para elevar o moral do tão abatido povo japonês, iniciou em Kyoto um trabalho baseado no ensino de Karate Goju Ryu, buscando elevar a auto estima e a confiança de seus praticantes.
Em Agosto de 1945 retornou ao Japão vindo da Coreia e em Setembro do mesmo ano abriu o "Torimaru Dojo", a 1ª academia já utilizando o nome Seigokan. Neste mesmo ano, graduou-se na Universidade de Ritsumeikan e empregou-se como funcionário público.
Em 1947, convidado a dar aulas no Saineikan Budo Castle, famoso centro de Artes Marciais na cidade de Kyoto, resolveu largar o emprego e dedicar-se de corpo e alma ao ensino do Karate Goju Ryu Seigokan.
Devido ao grande sucesso das aulas de Karate, o Mestre Seigo Tada fundou então a All Japan Seigokan Karate Do Association nesse mesmo ano.
Em 1951, abriu o Toofukuji Dojo, de onde saíram grandes karatekas da Seigokan.
Uma passagem interessante na vida do Mestre Seigo Tada foi a visão que teve em relação ao Karate, antes de se juntar às tropas japonesas. Prevendo uma profunda crise económica após a guerra, o jovem mestre armazenou uma quantidade de kimonos e escondeu-os na sua casa. Dificuldades de toda ordem assolavam o país com o fim da guerra, porém o jovem Mestre Seigo Tada, com a venda de kimonos e a receita das aulas, conseguiu manter-se naqueles dias difíceis.
Uma outra passagem interessante na vida do Mestre Seigo Tada foi quando ainda jovem fez um teste para actor no cinema japonês e foi aprovado, mas no momento em que se deu conta da realidade da vida artística desistiu, para a sorte do karate Seigokan. Isto aconteceu numa época em que o famoso actor Toshiro Mifune também se estava a iniciar no cinema.
Com a fama de um grande lutador, a Seigokan rapidamente cresceu, abrindo filiais noutras cidades e províncias e o primeiro sinal de expansão foi a abertura de uma academia na província de Shiga, na cidade de Ootsu (1952). Seguindo esta rota de expansão, a Seigokan espalhou-se por todo o Japão, do norte na ilha de Hokkaido, até ao sul na ilha de Kyushu.
Apesar do Karate nesta época utilizar poucas técnicas de pernas, o jovem Mestre Seigo Tada impôs-se utilizando uma boa variedade de pontapés que, conforme dito por ele mesmo, eram as suas técnicas preferidas. Isto deveu-se à influência do Kung Fu chinês aprendido na adolescência.
No dia 9 de Março de 1954, o Mestre Seigo Tada casou-se com a jovem Okamoto Mitiko, médica e residente na cidade de Himeji, na província de Hyogo, e para lá transfere a sede da Goju Ryu Seigokan.
A sua arte a partir de 1966, começou a ganhar o mundo. Oh Do Kan, um famoso centro de Artes Marciais de Hong Kong, convidou um instrutor de Karate Goju Ryu Seigokan. Para lá foram enviados o instrutor Yukiaki Yoki e depois Shoji Yuki, entre outros instrutores da Seigokan, ambos da faculdade de línguas estrangeira de Kyoto, que introduziram o Karate Seigokan na ex-colónia britânica.
Este acontecimento foi de extrema importância para nós portugueses, pois nesta academia treinava um karateca de nome José Martins Achiam, nascido em Macau, nossa colónia próxima de Hong Kong.
Antes da introdução oficial da Seigokan em Hong Kong, em 1965, um executivo japonês e instrutor de Goju Ryu, ensinou a técnica a um grupo de jovens chineses, mas devido a problemas de saúde, retornou ao Japão deixando a semente do karate neste grupo. Participava deste grupo o jovem José Martins Achiam. Em 1966, após graduar-se cinto castanho, já sob a instrução de professores da Seigokan, iniciou informalmente o ensino do Goju Ryu Seigokan em Macau a um grupo de amigos. Nessa turma inicial, treinavam os instrutores que fundaram a Goju Ryu Seigokai no Brasil, Luís Pedruco, Acaio e Puchy.
O Mestre Seigo Tada iniciou na década de 60, um trabalho visando a introdução do Karate como desporto olímpico, a exemplo do Judo em 1964. Teve funções de extrema importância actuando não só como dirigente, mas também como árbitro, delegado e inspector nos primeiros campeonatos japoneses e mundiais.
Na sua trajectória de vida, o Karate Seigokan expandiu-se para a Ásia, Europa, Oceânia, América do Norte e América do Sul.
Em 2 de Fevereiro de 1971, foi inaugurada a sede da Seigokan na cidade de Himeji, em instalações privilegiadas.
Em 1995 na festa do Jubileu de Ouro da Seigokan, quando o Brasil participou pela 1ª vez com uma equipa (antes os atletas brasileiros participaram individualmente), conseguiram um feito inédito. A equipa sagrou-se campeã na festa do 50º Aniversário de fundação da Seigokan. Dois anos após repetiram esse feito no último torneio em que o Mestre esteve presente, ocorrido em 26 e 27 de Julho de 1997.
Também Portugal obteve êxito quando da sua participação em campeonatos da Seigokan, uma vez que o Mestre José Santana, Director Técnico Nacional da Associação de Karatedo Seigokan de Portugal (AKSP) se sagrou já por duas vezes Campeão Mundial em Kumité e Vice-Campeão Mundial em Kata no 53º Campeonato em 1998 e 59º Campeonato em 2004, realizados no Japão.
Em 18 de Outubro de 1997 o Mestre Seigo Tada infelizmente morreu, aos 75 anos de idade, devido a um enfarte do coração, facto que muito nos espantou devido ao excelente estado de saúde apresentado por ele meses antes, no período do 72º Torneio Mundial de Karate da Seigokan, comemorativo do 52º aniversário de fundação da All Japan Seigokan Karate-Do Association.
Entre os feitos do Grande Mestre Seigo Tada, destacam-se:
· Um dos grandes incentivadores do karate olímpico;· Um dos mestres que ajudaram a organizar a Federação Japonesa de Karate, que serviu de embrião para a formação da W.U.KO, actual W.K.F (Federação Mundial de Karate);· Membro do Conselho Central de Liderança da Federação Japonesa de Karate;· Secretário-geral da Federação de Karate para as regiões de Kansai e Kinki e Vice-presidente da Federação de Karate da Província de Hyogo;· Árbitro Chefe do 1º e do 3º Campeonato Japonês (1970 e 1972).· Delegado da Federação Japonesa no Campeonato Mundial de Karate realizado em 1972 na cidade de Paris, França;· Líder de centenas de Dojos de Karate Seigokan no Japão, escolas, universidades e empresas como Hitachi, Coca-cola, Panasonic, etc, espalhadas desde o norte, na província de Hokkaido, ao Sul, na ilha de Kyushu.· Director da sede japonesa da W.U.K.O, actual W.K.F;· Mestre supervisor das filiais internacionais de países como: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Alemanha, Finlândia, Itália, Hong Kong, Macau, Singapura, etc.
O Mestre Seigo Tada foi realmente uma personalidade ímpar dentro do Karate, um líder nato, generoso e sempre à disposição de qualquer aluno, independente da graduação, idade ou sexo. Realmente alguém que dificilmente terá o seu lugar preenchido à altura.
O ideal do Mestre Seigo Tada era de que todos os membros da Seigokan se tornassem uma única família.
O grande legado que o Grande Mestre Seigo Tada nos deixou foi esta organização, a All Japan Seigokan Karate-Do Association que é considerada, conforme fontes pesquisadas na Internet, como a maior organização de Karate Goju Ryu estabelecida no Japão. Após ser presidida pela sua esposa, a Dra. Okamoto Mitiko, ou como é conhecida após a morte do esposo, por Seigo Tada II, é actualmente presidida por Sandaime Kancho (Seigo Tada III).
  is where my documents live!