English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

José Manuel Guerreiro Santana - Wikipédia, a enciclopédia livre

José Manuel Guerreiro Santana começou a prática das Artes Marciais aos quatorze anos com o Mestre de Karaté Shotokan Luís Cunha, no Ginásio Clube Português, em Lisboa.

domingo, 8 de julho de 2007

Mestre José Santana



JOSÉ MANUEL GUERREIRO SANTANA

(6ºDAN GOJU-RYU SEIGOKAN)


DIRECTOR TÉCNICO NACIONAL

A.K.S.P.



CURRICULUM VITAE



1974 – Praticante de Shotokan durante 3 anos, com o Mestre Luís Cunha.

1977 – Início de formação, na Escola de Budo, em Lisboa, com o Mestre Katsumune Nagai (4ºDan), Instrutor da Seigokan All Japan Karatedo Association.

1978 – Seleccionado para os Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980 na Modalidade de Boxe, onde foi praticante da modalidade durante três anos.

1980 – Praticante de Taekwondo, durante três anos.

1986 – Estágio de um mês no Japão orientado pelo fundador do Karate Goju-Ryu Seigokan – Grande Mestre Seigo Tada (8ºDan), onde lhe foi atribuído a graduação de 1ºDan.

1988 – Frequentou com êxito o Curso de Instrutores de Karate promovido pela Federação Nacional, onde obteve a licença de ensino, que começou de imediato a exercer no Colégio Campo de Flores.

1989 – Estágio em Lisboa orientado pelo Grande Mestre Seigo Tada, onde lhe foi atribuída a graduação de 2ºDan.

1993 – Estágio em Macau e no Japão, tendo sido orientado pelo Mestre Martins Achiam e Grande Mestre Seigo Tada, conseguindo a graduação de 3ºDan.

1994 – Por impossibilidade do Director Técnico Nacional de então, assumiu o cargo de Director Técnico Nacional da Associação de Karatedo Seigokan de Portugal (AKSP) até à presente data.
1996 – Estágio em Macau na Associação de Karatedo Seigokan de Macau.

1998 – Participou nos 53ºs Campeonatos Mundiais em Himeji no Japão, promovidos pela Seigokan All Japan Karatedo Association, onde obteve o Título de Campeão Mundial em Kumite e o de Vice-Campeão em Kata, bem como a graduação em 4ºDan.

2000 – Frequentou com êxito o 1º Curso de formação de treinadores de karate para Nível 1, encontrando-se assim entre os primeiros 50 instrutores a nível nacional a obter essa distinção.

2002 - Exame de Graduação para 5ºDan efectuado pelo Mestre Kiyotaka Takasaki, 8ºDan e Head Director da Overseas Headquarters da All Japan Seigokan Karatedo Association, quando da sua deslocação a Portugal para realizar um Estágio Internacional.

2004 – Participou nos 59ºs Campeonatos Mundiais em Himeji, no Japão, promovidos pela Seigokan All Japan Karatedo Association, onde obteve pela segunda vez o Título de Campeão Mundial em Kumite.
Confirmação da graduação em 5ºDan pela Seigokan All Japan Karatedo Association.
Homenageado pela Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, pelo empenho, desenvolvimento e dedicação ao ensino da modalidade de Karatedo Goju-Ryu Seigokan.

2008 - Participa no 63º Aniversário da Seigokan no Japão, onde efectua exame para 6ºDan e lhe é atribuído o título de Shihan e o cargo de Instrutor Chefe da Seigokan para Portugal e Europa.
  is where my documents live!