English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

José Manuel Guerreiro Santana - Wikipédia, a enciclopédia livre

José Manuel Guerreiro Santana começou a prática das Artes Marciais aos quatorze anos com o Mestre de Karaté Shotokan Luís Cunha, no Ginásio Clube Português, em Lisboa.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Yakosuku kumité - Shikodachi



YAKOSUKU - KUMITÉ


SHIKODACHl-NO-TSUKI


Combate pré-estabelecido entre dois opositores, tendo como Princípio o zenkutsu-dachi-no-tsuki.


TÉCNICA
APLICAÇÃO


SHIKODACHI 1

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Com a perna esquerda esquiva-se para o lado esquerdo a 270º.Ficando na posição de yoko-zenkutsu-dachi, ou (kokutsu-dachi) mas de forma curta, bloqueia-se com o braço direito em gedan-uke (harai-uke).
Roda-se as ancas para o lado contrário e com o braço esquerdo, executa-se gyaku-zuki às costelas flutuantes do opositor.

SHIKODACHI 2

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Com a perna direita esquiva-se para o lado direito a 90º. Ficando na posição de yoko-zenkutsu-dachi ou (kokutsu-dachi) mas de forma curta, bloqueia-se com o braço esquerdo em gedan-uke (harai-uke).
Roda-se as ancas para o lado contrário e com o braço direito, executa-se gyaku-zuki ao rosto do opositor, devendo flectir-se ligeiramente o braço evitando o contacto.

SHIKODACHI 3

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Recua-se com o pé esquerdo para han-zenkutsu-dachi e com o braço esquerdo executa shotei-uke, pressionando o braço direito do opositor pelo pulso, para baixo.
Simultaneamente (defesa e contra-ataque) com o braço direito, executa-se uraken-furi-uchi à nuca do opositor devendo ficar o braço flectido e o punho em extensão.

SHIKODACHI 4

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Recua com o pé direito para han-zenkutsu-dachi. Com o braço direito bloqueia-se em shomen-uke, e de seguida faz-se kake-uke.
Afasta-se ligeiramente o pé esquerdo para o lado esquerdo, a 270°. Roda-se as ancas para o lado direito a 90°. Fica-se em han-zenkutsu-dachi e com o cotovelo do nosso braço esquerdo, pressiona-se o cotovelo do braço direito do opositor, devendo colocar-se o peso do próprio corpo no ataque.
(obs.): o punho do braço esquerdo de uke, fica fechado e com o dorso voltado para fora.

SHIKODACHI 5

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Simultaneamente com o braço direito executa-se soe-uke (a palma da mão esquerda fica aberta e em contacto com o punho direito) ao mesmo tempo em que se levanta o pé direito acima do joelho esquerdo, ficando
em sagi-ashi-dachi.
Com o pé da perna direita executa-se kansetsu-geri, ou (sokuto-geri) na articulação do joelho da perna direita do opositor, não devendo este oferecer resistência.

SHIKODACHI 6

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Com o pé esquerdo recua-se para han-zenkutsu-dachi e o braço direito bloqueia em gedan-uke com a mão aberta.
Com a perna esquerda avança-se para shikodachi ficando a + ou - 345°. Com a mão esquerda de hikité aberta, agarra-se a gola do karaté-gi (kimono) por detrás do pescoço, puxando-o para trás e para baixo e em simultâneo com o braço direito executa-se ura-zuki às costelas do opositor.

NOTAS:
O Yakusoku-Kumité é igual para as versões de Zenkutsu-dachi e Shikodachi. Contudo o terceiro passo é executado consoante a versão. O terceiro passo de shiko-dachi nºs: 1,2,3,4 e 5 são feitos a 45° do eixo. Os ataques em tsuki são a nível chudan. O ataque do Shikodachi 6 é executado em migi-shomen-geri chudan.
Os seis ataques em zenkutsu-dachi são ao nível chudan.


Revisão e alterações feitas no estágio com o Mestre Kiyotaka Takasaki - 8° DAN da All Japan Seigokan Karatedo Association

Lisboa, 12 de Dezembro de 2002
  is where my documents live!