English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

José Manuel Guerreiro Santana - Wikipédia, a enciclopédia livre

José Manuel Guerreiro Santana começou a prática das Artes Marciais aos quatorze anos com o Mestre de Karaté Shotokan Luís Cunha, no Ginásio Clube Português, em Lisboa.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Yakosuku Kumité - Zenkutsu



YAKOSUKU – KUMITÉ

ZENKUTSU-DACHI-NO-TSUKI


Combate pré-estabelecido entre dois opositores. Em todas as situações é feita a saudação no início e no fim. A respiração também é feita a nível ventral.

TÉCNICA
DESCRIÇÃO

ATAQUE - Tori, avança para o ataque com o olhar fixo no opositor, começa com o pé direito em sanchin-dachi, seguindo-se o pé esquerdo, também em sanchin-dachi e neste momento levanta o braço esquerdo em direcção ao opositor. Por último, dá um terceiro passo em zenkutsu-dachi frontal e com o braço direito executa shomen-zuki, com kiai.
Uke, executa o bloqueio/defesa e o contra-ataque também com kiai.
Voltam os dois à posição de heiko-dachi, com a respectiva respiração seguida de contracção muscular e terminam em musubi-dachi saudando-se mutuamente.

ZENKUTSU 1

DEFESA
Recua o pé esquerdo para han-zenkutsu-dachi. O braço esquerdo defende em shomen-uke.
CONTRA-ATAQUE
Avança o pé direito ficando na posição de shiko-dachi na direcção frontal a + ou - 15°/20°. Com o braço direito executa yoko-ura-zuki, ou ippon-ken, ao ponto vital do plexo solar do opositor. Com a mão esquerda aberta e os dedos voltados para cima, protege o próprio plexo solar. Os dois opositores fixam o olhar mutuamente.

ZENKUTSU 2

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Recua o pé esquerdo para han-zenkutsu-dachi.O braço direito defende em shomen-uke.
Avança o pé esquerdo em posição de shiko-dachi, + ou - 315º e com o braço esquerdo executa shomen-zuki. O ataque é dirigido às costelas flutuantes do lado direito do opositor.

ZENKUTSU 3

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Esquiva para o lado esquerdo + ou - 225 (voltado para as 10 horas). Fica de flanco direito para o opositor e com os dois pés unidos e os dois joelhos flectidos. O braço direito fica estendido para baixo e com o punho fechado à frente das pernas.
Com o pé direito executa yoko-geri dirigido à barriga do opositor. Regressa com o pé ao ponto de partida do pontapé.

ZENKUTSU 4

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Recua o pé esquerdo para Han-zenkutsu-dachi. Com o braço esquerdo bloqueia em age-uke chudan. Em simultâneo o braço direito arma por trás das costas com o punho fechado.
Com o pé direito, avança frontalmente na direcção de 0°, ou às 12 horas.
Fica em zenkutsu-dachi, mas fora do eixo do opositor, e do lado
direito deste. Executa uraken-furi-uchi, ficando com o braço
direito flectido, mantendo a mão esquerda em age-uke.

ZENKUTSU 5

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Esquiva com o pé direito e para o lado direito a 90° ficando em yoko-zenkutsu-dachi ou (kokutsu-dachi). Com o braço direito bloqueia em haisho-uke ou shomen-uke, com a mão aberta. O braço direito arma com a mão aberta ao lado do rosto e do lado direito,com a palma da mão voltada ligeiramente para a frente.
Com a mão esquerda, roda o pulso e executa kake-uke puxando o opositor pelo punho para junto da anca do lado esquerdo. Nesse momento roda as ancas nesse sentido. Com a mão direita, executa suto-uchi ao pescoço do opositor, sem lhe largar a mão.

ZENKUTSU 6

DEFESA
CONTRA-ATAQUE

Recua o pé esquerdo para Han-zenkutsu-dachi. Com o braço esquerdo executa shomen-uke, roda a mão e faz kake-uke. A mão direita arma junto ao peito como se estivesse em hikité, mas aberta e voltada para baixo, apontando os dedos para a frente e com o dedo polegar flectido.
Ataque à garganta com a falange do dedo polegar (ou coloca-se o braço direito junto ao pescoço do opositor, do seu lado esquerdo, com o lado haito da mão direita). Avança com o pé direito em zenkutsu-dachi, dá ainda um pequeno passo com o nosso pé direito de forma a que se fique colocado por detrás do pé direito do opositor, executando o-soto geri. Simultaneamente com o nosso braço direito desequilibra-se o opositor pelo pescoço puxando o nosso braço esquerdo para hikité, devendo-se rodar as ancas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Com o pé direito executa-se fumi-geri ao peito ou à cabeça ao mesmo tempo que se lhe puxa o braço direito.(Ajuda o opositor a levantar-se).

  is where my documents live!