English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

José Manuel Guerreiro Santana - Wikipédia, a enciclopédia livre

José Manuel Guerreiro Santana começou a prática das Artes Marciais aos quatorze anos com o Mestre de Karaté Shotokan Luís Cunha, no Ginásio Clube Português, em Lisboa.

domingo, 30 de setembro de 2007

Dojo - Etiqueta





ETIQUETA NO DOJO



Há Dojos de Karate-Do em qualquer parte do mundo, em lugares e culturas muito diferentes, razão porque alguns comportamentos podem variar. Não obstante, os aspectos essenciais mantêm-se. O cumprimento é um símbolo do respeito para com o lugar, para o que representa, para com o professor e para com os outros companheiros. O Dojo não é meramente um ginásio nem unicamente um centro de treino. É necessário cuidar do nosso Dojo para nos sentirmos orgulhosos, tratando-o como um lugar que mereça ser reverenciado. Ao entrar e ao sair do Dojo, devemos saudar no sentido do ponto cultural do Dojo “o Shinden” (Kamiza). Se se encontrar o instrutor ou outros estudantes, repetiremos o cumprimento outra vez.

Ser pontual é importante; esforce-se em sê-lo, mas se por alguma razão chegar atrasado, deve sentar-se em Seiza, ou em posição de musubo-dachi na borda do Tatami, e após o cumprimento do Sensei, saudar e entrar na área da prática, formando em último, evitando distrair ou desconcentrar o resto da classe. Procure apreender o mais rápido possível as indicações do instrutor. Não ande pelo meio das fileiras e se tiver de deixar a sua posição, faça-o lateralmente ou por trás dos seus companheiros.

Dirija-se ao seu instrutor tratando-o por Sensei ou Sempai, dependendo da sua graduação. Não se dirija ao Instrutor pelo seu próprio nome dentro da classe.

Todos os Renshu-sei (praticantes), devem sempre usar, sem excepção para a prática, o kimono branco, (Karate-Gi), vestimenta oficial desde 1952.

Se desejar ajeitar o Karategi ou apertar o cinto (obi), gire pela direita e coloque-se por detrás dos estudantes e de costas para o grupo, e acomode o equipamento.

A higiene pessoal e da roupa é muito importante. No treino, frequentemente praticará com outros companheiros. Ninguém gosta de treinar com uma pessoa desalinhada ou sem higiene. Cuide de levar limpas e cortadas as unhas dos pés e das mãos. Para sua própria segurança, não leve jóias, anéis, braceletes, cordões, etc., pois pode ser ferido ou ferir outro praticante.

“Não interrompa as explicações do instrutor querendo dar a sua própria opinião”.

Quando este terminar, se quiser falar, levante a mão e diga Jai (sim), e quando o Sensei o autorizar, faça o seu comentário.

O instrutor, deve ser tratado com todo o respeito, inclusive para além da cortesia comum. Se alguém não puder mostrar esse respeito para com uma pessoa que toma o seu tempo a ensiná-lo, esse alguém não merece fazer parte de um Dojo de Karate.

Quando o instrutor, após ter oferecido uma informação técnica e/ou filosófica, consultar um pupilo em geral ou individualmente, este deverá responder com um enérgico e seguro Jai Sensei. No caso de não compreender, o Instrutor voltará a explicar o assunto em questão.

O grau superior deverá ser respeitado a todo o momento, pois essa pessoa já percorreu um caminho de prática, insistência e esforço, que o de grau inferior ainda não.

Dentro do Dojo é permitido lutar duramente, mas faz parte da Humildade e Grandeza de um Budoka (Guerreiro), respeitar os principiantes, ou os alunos de avançada idade.

No Dojo, como na vida diária (Do), respeitam-se as normas filosóficas de conduta: O Dojo Kun. Características do Karate-Do em geral e de cada Dojo ou Ryu (escola), em particular.

No Dojo, o Instrutor atribui graus de acordo com o nível técnico, conduta e experiência do aluno. Isto está de acordo com uma ordem de tradição Marcial, quase militarizada, mas unida a uma conduta moral e a uma busca dos valores humanos do praticante.

Estas categorias (graus), estão representados pelas cores dos cintos, cuja ordem, não delineia certamente, nem o conhecimento nem a habilidade na Arte, mas, preferencialmente a antiguidade, os meses ou os anos da experiência e o esforço realmente empregues na aprendizagem do Karate-Do.

Finalmente, quando se ausentar do Dojo, depois dos cumprimentos cerimoniais da classe, ou em caso de necessitar sair por alguma razão, como ir tomar banho, ou atender alguma visita do Dojo, etc., o praticante colocar-se-á em Musubi-Dachi, no bordo do Tatami, saudará o Sensei e o Kamiza, e retirar-se-á., dobrando e guardando o seu uniforme, com o máximo de prolixidade e respeito.

Copyright (c) José Parada - Revista Cinturão Negro
  is where my documents live!