English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

José Manuel Guerreiro Santana - Wikipédia, a enciclopédia livre

José Manuel Guerreiro Santana começou a prática das Artes Marciais aos quatorze anos com o Mestre de Karaté Shotokan Luís Cunha, no Ginásio Clube Português, em Lisboa.

sábado, 25 de novembro de 2017

50º Aniversário da Seigokan Macau

Instantâneos das comemorações do 50º aniversário

Decorreram na última semana de Novembro, as comemorações do 50º Aniversário da Seigokan de Macau. Estiveram presentes nas comemorações, o Kancho da Seigokan, Seigo Tada III, o Shihan Miki (9º Dan), o Shihan Murata (8º Dan) e o Shihan Nakano (6º Dan), tendo sido realizado um estágio técnico. Igualmente presentes pela Seigokan de Macau, Kuong Im Che (João Che), Yasmin Chan, Arnaldo Gomes de Sousa, Jacinto Novo, Miguel Sequeira e um histórico membro pertencente aos pioneiros do estilo em Macau, Manuel Silvério, a desempenhar actualmente importante cargo no Governo da Região Administrativa de Macau. A Seigokan de Hong-Kong fez-se representar por Kang Chau Yu (9º Dan), tendo ainda marcado presença o seleccionador da equipa de Karaté de Macau , o Shihan Reza Rashidnia. A nossa Kai-Ha de Goju-Ryu foi introduzida em Macau pelo Shihan Jose Martins Achiam em 1967. Foi o primeiro estilo de karaté a ser introduzido em Macau e daí o Shihan Achiam ser apelidado do "Pai do Karaté" de Macau, para além do seu papel desempenhado no desenvolvimento desta arte marcial, tendo fundado a Associação de Karaté de Macau (AKM), com o estatuto de federação e presidido aos destinos da mesma até ao seu falecimento, em 2008. Para além disso, teve ainda um papel preponderante no crescimento do karaté ao nível de todo o continente asiático, assumindo as funções de Secretário-Geral da Asian Karatedo Federation (AKF).
Estamos a envidar todos os esforços, para que a republicação de uma obra fundamental da história do nosso estilo em Macau, a brochura "Karaté-Do Seigokan em Macau - Uma Longa História de Sucessos"(levada à estampa em 1991 pelo próprio Governo Regional de Macau), revista e actualizada com novas contribuições de artigos, se efectue ainda neste ano de 2017.

A Direcção da Seigokan de Portugal



  is where my documents live!