English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

José Manuel Guerreiro Santana - Wikipédia, a enciclopédia livre

José Manuel Guerreiro Santana começou a prática das Artes Marciais aos quatorze anos com o Mestre de Karaté Shotokan Luís Cunha, no Ginásio Clube Português, em Lisboa.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Seigo Tada Hanshi (1997-2017)

Foto: Cortesia & Copyright (c) Manuel Silvério 2016

Não queremos deixar de assinalar antes da passagem de ano, o 20º aniversário do falecimento do Grande Mestre Seigo Tada, que ocorreu a 18 de Setembro de 1997. O Mestre Seigo Tada, foi uma figura ímpar no panorama do Gojuryu japonês e mundial, quiçá a mais popular nos anos 60 no país do sol nascente, superando mesmo o tão conhecido (para os ocidentais) Mestre Gogen Yamaguchi. Desempenhou um papel fundamental na criação e desenvolvimento da Federação Japonesa de Karaté (JKF), como Director, Membro do Comité de Instrutores e Membro Executivo, Director-Chefe da Federação de Karaté do Distrito de Kansai, Director-Chefe da Federação de Karaté do Distrito de Kinki, onde presidiu ainda à Federação de Karaté da Prefeitura de Hyogo. Foi árbitro no 1º Campeonato de Karaté do Japão (1969), Director no 1º Campeonato Mundial de Karaté (WUKO) em Tóquio (1970), árbitro no 2º Torneio do Campeonato de Karaté-do do Japão (1971), árbitro no 2º Torneio Mundial de Karaté-do (WUKO) em Paris (1972), árbitro principal no 3º Torneio do Campeonato de Karaté-do do Japão (1973) e árbitro no 1º Torneio de Campeonato do Karate-Do da Ásia e do Pacífico (APUKO) em Singapura (1973). Estabeleceu as regras de competição e desenvolveu o protector original para a cabeça, com o propósito de modernizar o Karaté-Do como desporto e nomeadamente, como futuro desporto olímpico.
O seu carisma era enorme, levando a que a Seigokan All Japan Karatedo Association (SAJKA), por si criada em 1945 em Kyoto, se tornasse na maior Kai-Ha do Japão, com mais de 200.000 membros, na década de 60/70. Iniciou ainda nessa década, um trabalho de expansão do seu estilo de Gojuryu, visando a transformação do karaté em modalidade olímpica, criando filiais em Hong-Kong, Macau, Brasil, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Itália, Filipinas, Singapura, Índia, Sri-Lanka e Ceilão. Visitou Portugal por duas vezes, em 1987 e 1989, a convite da sua congénere portuguesa, realizando estágios e efectuando exames de graduação. Vem a falecer, precisamente no ano em que estava programada uma sua terceira visita a Portugal.

Domo Arigatou Gozaimashita Hanshi Seigo Tada!

Osu...

A Direcção da Seigokan de Portugal

Fonte: Wikipedia


  is where my documents live!