English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

15º Campeonato Nacional de Clubes


Veja AQUI a Reportagem Oficial

Ir-se-á realizar já nos próximos dias 8 e 9 de Janeiro de 2011, o 15º Campeonato Nacional de Clubes da Federação Nacional de Karate de Portugal (FNK-P), no Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Lisboa.

A Direcção da AKSP Seigokan Portugal


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A importância Institucional do Karate-Do


Existe uma diferença abismal entre as sociedades ocidentais e as orientais.
Aqui, o desporto-rei é o futebol, qual fenómeno pobre e triste de alienação de massas, em que até os Presidentes da República ou Primeiros-Ministros se sentem na necessidade de revelar as suas tendências clubísticas, sem que de facto alguma vez tenham jogado seriamente futebol ou sido Presidentes ou Directores de Clubes de Futebol, só para não perderem o apoio ou a simpatia popular. No Japão, por exemplo, a situação é muito diferente e um dos desportos-rei é sem dúvida o Karate, fazendo parte integrante da Família do Budo, principalmente, após os anos 30, onde o Karate-Do foi aceite e reconhecido no Butokukai, Centro Imperial das Artes Marciais Nipónicas (Budo). Ainda recentemente li um artigo na revista Cinturão Negro nº194, sobre a composição e a distribuição dos estilos na Federação Japonesa de Karate (JKF). Para se ter uma idéia, o actual Presidente da Federação Japonesa de Karate, Takashi Sasakawa, filho de Ryoichi Sasakawa, o fundador da JKF, foi um poderoso e influente ex-ministro nipónico. Hideo Boh, Presidente da JKF Wado-Kai até 1990, foi Ministro das Finanças. Shozo Ujita, Presidente da JKF Goju-Kai, foi um importante político japonês, Presidente do Município da cidade de Wakayama. Kichinosuke Saigo da JKA (Shotokan) da JKF foi Ministro da Justiça nipónico do segundo Gabinete de Eisaku Sato. Iwao Yamazaki, também Presidente da JKA em 1957, foi Ministro do Interior do Gabinete de Igashikuni. Em 1959, foi nomeado para Presidente da JKA Shotokan, Shuji Masutani, ex-Ministro das Obras Públicas no Governo de Shigeru Yoshida. Em 1966 é nomeado Presidente da JKA, nada mais nada menos do que o futuro Primeiro-Ministro do Japão, Kakuei Tanaka. Em 1972 passa a ser Presidente da JKA, Zentaro Kosaka, ex-Ministro dos Assuntos Estrangeiros e ex-Ministro das Obras Públicas. Em 1986, é nomeado Presidente Nobuyuki Nakahara, ex-Membro da Direcção do Banco do Japão. Em 1989, é eleito Presidente, Raizo Matsuno, ex-Ministro dos Transportes. Como actual Conselheiro da JKA, temos Yasuhiro Nakasone, ex-Primeiro Ministro do Japão. De realçar ainda como responsável da JKA Shotokan, Masaaki Kokubun, que foi Sub-Secretário de Estado do Ministério da Educação.
Depois disto, quem é que ainda tem tempo para perder com futebóis?

O Karate-Do, é uma Escola para a Vida.

O Futebol, um engano na Vida.

Eduardo Lopes

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

35º Aniversário da Seigokan Portugal

35º Aniversário da Seigokan de Portugal

Com a presença de cerca de 70 pessoas, decorreu no passado Sábado, dia 4 de Dezembro de 2010, no Restaurante "Quinta da Vitória", as Comemorações do 35º Aniversário da Seigokan Portugal, bem como o 25º Aniversário do Shihan José Santana como Instrutor da Seigokan. Estiveram presentes nas Comemorações o Dr.Mitsuharu Tsuchiya, Fundador em 1975 da Escola de Budo em Portugal, o Presidente da Federação Mundial de Karate Goju-Ryu (WGKF), Professor Doutor Humberto Nuno Oliveira, o Presidente da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, Fernando Jorge Fernandes, bem como a Responsável do Pelouro do Desporto da mesma, D.Alda Fidalgo. Durante o Evento foi lançado um DVD técnico e histórico da Seigokan, executado pelo Shihan Santana.

A Direcção da AKSP Seigokan Portugal


  is where my documents live!