Miho Myahara e o seu Mestre |
Omedetou!
Osu...
Official Web Blog - ポルトガル正剛館空手道協会
José Manuel Guerreiro Santana - Wikipédia, a enciclopédia livre
José Manuel Guerreiro Santana começou a prática das Artes Marciais aos quatorze anos com o Mestre de Karaté Shotokan Luís Cunha, no Ginásio Clube Português, em Lisboa.
Miho Myahara e o seu Mestre |
Instantâneos do Jantar de Natal da AKSP |
Os examinados |
O Júri e os examinados |
Pódio do Open Internacional de Liège |
Shihan Reza Azizi |
Na foto, o Sensei Nagai prestando homenagem |
A delegação da Nihon Seigokan |
A Sensei Miho Miyahara à direita da foto |
Murata Shinsaku Shihan (8º Dan) |
A Nagasáqui portuguesa
O território onde viria a ser fundada Nagasáqui foi cedido a Portugal por Ōmura Sumitada, importante Daimyo convertido ao catolicismo com o nome de Dom Bartolomeu. Como possessão portuguesa, desenvolver-se-ia a grande ritmo. A Companhia de Jesus ergueria lá uma capela e um colégio, chamados "de São Paulo" como os de Macau e Goa, uma academia de pintura e uma Misericórdia. As casas eram caiadas de branco "à moda portuguesa". E a jovem Nagasáqui tornou-se conhecida pelas ilhas japonesas por lá serem numerosas as crianças - na cidade nipo-portuguesa e católica, ao contrário do que sucedia no resto do país do sol, não se praticava o infanticídio. O controlo directo da Coroa portuguesa sobre a cidade foi de pouca duração, estendendo-se por apenas sete anos. Contudo, a cidade manter-se-ia pelas décadas futuras como o principal porto para o comércio com Macau, gerido então como monopólio da Coroa portuguesa. E a cidade não mais perderia a posição como centro do cristianismo japonês, depois tão severamente perseguido.
Texto e Foto: Nova Portugalidade
Pode adquirir o livro em português AQUI Puedes comprar el libro en español AQUÍ |
Como não há 2 sem 3 nem 3 sem 33, foi publicado um novo livro da Seigokan, desta feita um álbum de fotos de perfil coloridas pelo autor, do Grande Mestre Seigo Tada, em formato A4. Trata-se de uma edição de alta qualidade com capa brilhante e folhas de 120g. Edições em simultâneo em língua portuguesa e em língua espanhola, com possibilidade de aquisição para além de Espanha, no México, Colômbia e Argentina. Uma edição benemérita em prol da promoção da Seigokan e do Grande Mestre, a preço de custo de impressão. Exclusiva para fãs e discípulos da Seigokan.
Arigato!
Osu...
Eduardo Lopes (3º Dan)
Secretário-Geral da Seigokan Portugal
Pode adquirir o livro AQUI |
Publicado recentemente mais um livro da série Seigokan Album, desta feita relativo à Génese da Seigokan do Japão, cobrindo os anos de 1922 a 1960, da autoria de Eduardo Lopes e Koichi Nakano, respectivamente Secretários-Gerais da Seigokan Portugal e da Seigokan Overseas do Japão. O livro, composto por fotos a preto e branco dos anos referidos, encontra-se legendado em japonês, inglês e português. Disponível na Amazon. 160 páginas.
A Direcção da Seigokan Portugal
José Manuel Guerreiro Santana
SHIHAN
(7º Dan Goju-Ryu Seigokan)
Director Técnico de Portugal e Europa
Francesco Cuzzocrea Shihan (7º Dan) |
Esta é daquelas notícias que não queríamos de forma alguma dar. Faleceu o Shihan Francesco Cuzzocrea (7º Dan), Director Técnico da Seigokan Itália. O Shihan Francesco nasceu a 5 de Fevereiro de 1962 na cidade de Reggio Calabria e foi um dos alunos mais antigos do Sensei Tatsuto Sadanobu (aluno do Shihan Kazunobu Miki), que introduziu a Seigokan em Itália no longínquo ano de 1974. Quando este deixou de leccionar, foi o Shihan Francesco que manteve acesa a chama da Seigokan naquele país, até ser oficialmente reconhecido em visita efectuada por uma delegação da Seigokan Overseas em 2009, chefiada por Masatomi Tsuji Shihan (8º Dan) e composta por Murata Shinsaku Shihan (8º Dan) e Koichi Nakano Sensei (5º Dan na altura), a que se juntou o Shihan José Santana (6º Dan na altura), como Instrutor Chefe da Seigokan Europa. O Shihan Cuzzocrea visitou a Seigokan Portugal em 2010, chefiando uma delegação da Seigokan Itália com cerca de 30 membros, participando num Estágio da Seigokan Europa com o Shihan Santana na Margem Sul. Era um grande amigo nosso, para além de pertencer à Famíla Seigokan. Mestre exemplar, pessoa idónea e de carácter afável, era instrutor e membro da Polizia di Stato de Itália na sua terra natal. Desde Abril de 2020 que se encontrava gravemente doente, doença que lhe foi diagnosticada só mais tarde, quando do seu internamento, vindo a falecer hoje de madrugada no hospital de Messina. A evolução da doença foi galopante e demasiado rápida, ceifando-lhe a vida ainda com muitos anos e certamente muitos projectos pela frente. A Seigokan Portugal endereça, na pessoa do seu Director Técnico Nacional José Santana, restante Direcção e membros, as mais Sentidas Condolências à sua esposa Anna Maria e à sua filha Valentina, extensivo a toda a Seigokan Itália.
Descanse em Paz Grande Maestro!
Seigokan Italia SEMPRE!
Osu Shihan...
A Direcção da Seigokan de Portugal
Tanaka Masahiko Sensei |