English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

José Manuel Guerreiro Santana - Wikipédia, a enciclopédia livre

José Manuel Guerreiro Santana começou a prática das Artes Marciais aos quatorze anos com o Mestre de Karaté Shotokan Luís Cunha, no Ginásio Clube Português, em Lisboa.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Seigokan Katas - Descrição




Seigokan Kata



Kihon-gata - kihon tzuki-no-kata

Descrição dos tempos e movimentos técnicos:

O início é sempre acompanhado de saudação na posição de musubi-dachi. Ao fazer a contracção e respiração passa-se à posição de heiko-dachi.

1º Recua com o pé direito para shiko-dachi a 135º. Em simultâneo o braço esquerdo faz gedan-uke, terminando o punho por cima e a um palmo de distância do joelho da perna esquerda. Seguidamente a mão esquerda vem para hikité, ao mesmo tempo que se faz gyaku-zuki-chudan com a mão direita e para frente.

2º O pé direito avança para a frente para 45º, avançando em meio círculo e sem levantar a cintura, executando-se gyaku-tzuki-chudan para frente.

3º Avança o pé esquerdo, e fica á frente do pé direito em sanchin-dachi, executando-se com o braço direito gyaku-tzuki-chudan.

4º Avança o pé direito, e fica á frente do pé esquerdo em sanchin-dachi. Com o braço esquerdo faz-se gyaku-tzuki-chudan.

5º O pé esquerdo avança para o lado esquerdo a 270º, em kokutsu-dachi (yoko zenkutsu-dachi), executando-se com o braço direito gyaku-zuki ao nível chudan para o lado esquerdo, na mesma linha do joelho da perna esquerda.

6º Deslizando com o pé direito em semicírculo afastando-o para o lado direito em yoko-zenkutsu-dachi (kokutsu-dachi), a 90º. Ao efectuar este passo, o pé direito chega próximo do pé esquerdo e depois afasta-se para o lado direito.
Com o braço esquerdo faz-se gyaku-zuki-chudan mas para o lado direito, e posteriormente com o braço direito faz-se shomen-tzuki e no mesmo ponto do tsuki anterior.

7º Faz-se deslizar o pé direito para o lado esquerdo, e fica á frente do pé esquerdo em koza-dachi, ficando o calcanhar do pé direito levantado. Nisto, flecte o braço direito em shomen-uke, o punho do braço esquerdo voltado para cima arma por baixo do cotovelo.

8º Faz-se a rotação do tronco sobre o eixo, pela zona koshi dos pés, mas no sentido contrário da rotação dos ponteiros do relógio, ficando voltado para 180º, e em sanchin-dachi com o pé esquerdo à frente do pé direito, executando o braço esquerdo shomen-uke, e posteriormente o braço direito gyaku-tzuki-chudan.

9º Avança o pé direito em sanchin-dachi, flecte o braço direito pelo cotovelo e faz shomen-uke, seguidamente com o braço esquerdo faz-se gyaku-zuki e de seguida o braço direito faz shomen-zuki.

10º O Pé esquerdo avança em zenkutsu-dachi a 180º, o braço esquerdo faz oi-zuki-jodan, avançando de seguida o pé direito ligeiramente sobre o lado esquerdo, + ou – a 150º, fazendo-se com o braço direito oi-zuki-jodan. Com o braço ainda estendido à frente, roda as ancas no sentido contrário dos ponteiros do relógio, e fica voltado a 0º, ficando em zenkutsu-dachi com a perna esquerda à frente e faz-se oi-zuki-jodan com o braço esquerdo.
11º Avança o pé direito até próximo do pé esquerdo e afasta-o para o lado direito a 90º, e ficando em shiko-dachi, o braço direito faz, yoko-zuki-chudan migi. O pé esquerdo desliza pela frente do pé direito, mas em rotação no mesmo sentido do passo anterior mas agora voltado a 180º, com o braço esquerdo faz yoko-zuki-chudan hidari, em simultâneo com o braço direito faz yoko-nukité-chudan migi a um nível mais baixo que o ombro. A mão esquerda fica aberta em nukité e com a palma da mão voltada para cima.

12º Com o pé esquerdo avança pela frente do pé direito faz o pivot e fica em shiko-dachi a 0º, o braço esquerdo faz yoko-nukité hidari, a um nível mais baixo que o ombro, a mão direita fica aberta em nukité e voltada para cima.

13º O pé esquerdo recua em círculo e termina em zenkutsu-dachi, ficando com a perna direita à frente. Com os dois braços faz-se simultaneamente jyoge-uke , o braço direito sai por fora do esquerdo e termina a nível chudan, e o esquerdo ao nível gedan.

14º O braço direito faz shomen-zuki-jodan, seguidamente o braço esquerdo faz gedan-zuki, novamente o braço direito faz chudan-zuki, com kiai. Obs. Faz-se o primeiro tzuki , com um tempo de espera, mas o segundo e o terceiro são, imediatos.

15º Abre a mão direita e volta a palma para cima, e vem juntar-se à mão esquerda a nível chudan à frente do peito e ficando a direita por cima. Recua a perna direita juntando os calcanhares e com os joelhos flectidos, roda simultaneamente as mãos para dentro. Nisto estica-se as pernas ficando em musubi-dachi, com as mãos á frente dos genitais. Só depois é que coloca as mãos ao lado das pernas, controlando a respiração. Por último faz a saudação. Fim.

Uke-no-Kata

Descrição dos tempos e movimentos técnicos:

1º Recua o pé direito para sanchin-dachi, com o braço esquerdo faz shomen-uke e logo de seguida gedan-uke, mas lento e com o mesmo braço.

2º Simétrico com o primeiro tempo.

3º Recua o pé direito a 45º, e fica em shiko-dachi. Com o braço esquerdo faz gedan-uke terminando com o punho sobre o joelho esquerdo mas com o braço ligeiramente flectido.

4º Recua o pé esquerdo a 45º e faz gedan-uke com o braço direito. Neste último tempo faz jyoge-uke, com o braço direito em cima e o esquerdo em baixo.

5º Avança o pé esquerdo deslizando para o lado direito e fica á frente da linha do pé direito em yoko-zenkutsu-dachi ou (kokutsu-dachi).O braço esquerdo mas com a mão aberta faz suto-uke, inclina o tronco ligeiramente para o lado esquerdo mas o cotovelo não se afasta do tronco. O braço direito está estendido e com a mão aberta voltada para a perna direita. O olhar foca para o lado direito.

6º Avança com o pé direito em semicírculo para yoko-zenkutsu-dachi ou (kokutsu-dachi) troca a posição dos braços, neste tempo a mão esquerda aponta para a frente e o olhar foca para o lado esquerdo mas a mão direita faz sukui-uke. Os dois pés apontam para a frente do eixo do kata.

7º Recua o pé esquerdo, fica em neko-ashi-dachi com a perna direita á frente e com o braço direito faz gedan-uke mas com a mão aberta e a palma voltada para dentro, fazendo de seguida o mesmo braço haishu-uke. A mão de hikité está igualmente aberta e com a palma voltada para cima.

8º Avança com a perna esquerda em zenkutsu-dachi, o braço esquerdo faz uchi-uke e bate com a mão direita no antebraço. De imediato o braço esquerdo faz gedan-uke, o braço direito shomen-uke e por último com a mão esquerda faz-se kake-uke. A mão direita fica em hikité aberta e virada com a palma para a frente.

9º Avança com a perna direita em zenkutsu-dachi. Neste tempo as defesas são simétricas com o tempo anterior.

10º Desliza o pé esquerdo para 270º, roda a cintura para o mesmo lado, e com o braço esquerdo faz shomen-uke.

11º Faz pivot com o pé esquerdo e avança o pé direito para o lado dos 270º. Nisto roda o tronco no sentido inverso dos ponteiros do relógio e fica voltado com o corpo para 90º. Termina em zenkutsu-dachi com a perna esquerda à frente e em shomen-uke com o braço esquerdo.

12º Avança com o pé direito no mesmo sentido, a 90º e fica em shiko-dachi, e com o braço direito faz-se soto-uke, ficando o punho ao nível do ombro.

13º Faz pivot com o pé direito e avança o pé direito ficando em shiko-dachi a 270º. Com o braço direito faz-se soto-uke. Nisto, estende o braço direito ao nível do ombro abrindo a mão, (agora movimenta-o para a frente do nosso eixo).

14º Com o pé esquerdo faz-se mikazuki-geri , contra palma da mão direita, roda-se o tronco no sentido dos ponteiros do relógio, assenta-se o pé esquerdo no chão e fica-se em yoko-zenkutsu-dachi ou kokutsu-dachi. Com o braço esquerdo faz-se gedan-uke e ainda com o mesmo braço faz-se soto-uke, mas o tronco voltado para 0º, com a face a olhar a 270º.

15º Desliza o pé esquerdo para trás e fica em neko-ashi-dachi. Com a perna direita à frente, o braço direito faz, haisho-uke a mão esquerda fica aberta em hikité e com a palma voltada para cima.

16º Desliza o pé esquerdo para o lado esquerdo, roda o tronco para trás, transfere o peso do tronco para a perna direita e fica em neko-ashi-dachi com o pé esquerdo à frente. Nisto, faz-se duas defesas em simultâneo, o braço esquerdo em chudan-ura-uke e o direito em gedan-teisho-uke.

17º Em neko-ashi-dachi faz gedan-jiji-uke com o pé direito, avança para zenkutsu-dachi, e faz jodan-jiji-uke.

18º Com o pé esquerdo avança e fica em shiko-dachi, junta os dois braços ao corpo de forma cruzada com o braço direito por baixo e as mãos juntas aos ombros, com as palmas das mãos voltadas para fora, estende o braço direito movimenta-o para fora. A partir do meio o olhar acompanha o movimento do braço, termina com o braço alinhado com o ombro e a mão em extensão e a palma voltada para fora.

19º Avança o pé esquerdo para o eixo do kata e fica em shiko-dachi, volta a cruzar os braços como no movimento anterior, mas com o braço esquerdo por baixo estende o braço esquerdo e afasta-o alinhando-o com o ombro esquerdo pára. O braço fica esticado. Nisto roda o tronco e trás o braço esquerdo para hikité com a mão aberta avança o pé direito, por um instante, pára junto do pé esquerdo, avança com a perna direita em zenkutsu-dachi, inclina o tronco ligeiramente para a frente com os dois braços estendidos, com as duas mãos em nukité juntas e os dois polegares dentro das palmas das mãos, ficando a cabeça entre os braços e estes, juntam-se às orelhas.

20º Com as duas mãos agarra e puxa em direcção ao peito, e com o joelho esquerdo faz hiza-geri com KIAI. Recua o pé esquerdo ficando em neko-ashi-dachi com o pé direito à frente, fazendo mawashi-uke ao nível chudan.

21º Roda a mão esquerda, sobe ligeiramente a mão direita e juntam-se abertas e ainda com os joelhos flectidos, desliza o pé direito para trás para musubi-dachi, roda as mãos para dentro terminando em frente aos genitais e estendendo as pernas em simultâneo. As mãos vão para o lado de fora das pernas, e saudação. Fim.

Copyright © Francisco Altino Morais – 3ºDan

  is where my documents live!