English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

José Manuel Guerreiro Santana - Wikipédia, a enciclopédia livre

José Manuel Guerreiro Santana começou a prática das Artes Marciais aos quatorze anos com o Mestre de Karaté Shotokan Luís Cunha, no Ginásio Clube Português, em Lisboa.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Kanreki do Shihan Santana


Pois é. O tempo voa e o Shihan José Santana já atingiu a idade do Kanreki. O Kanreki é uma celebração tradicional japonesa que visa comemorar os 60 anos de idade, considerada a entrada na longevidade.

Kanreki Iwai – 60 anos de vida




A celebração kanreki (還暦) marca os 60 anos de vida de um cidadão japonês. Literalmente significa “retornar ao calendário” pois segundo dizem, é durante o sexagésimo ano de vida que o ciclo zodiacal chinês (12 signos por ano e os 5 elementos: metal, água, madeira, fogo e terra) completa seu ciclo.
Esta celebração é realizada especialmente por homens por ser considerada um Yakudoshi, ou seja, uma idade propensa a calamidades e má sorte. É a idade do renascimento, por ser uma transição da fase adulta para a senil. Celebra-se com uma festa onde o bolo é decorado com grous brancos e tartarugas vermelhas.

Os grous brancos representam mil anos e as tartarugas vermelhas, 10 mil anos. Os filhos dão de presente ao sexagenário uma almofada, um chapéu e uma jaqueta sem mangas na cor vermelha chamada chanchanko que será usada no ritual Kanreki Iwai. Este traje representa a jaqueta de um bebê e um retorno ao início da vida.



O Shihan Santana e os cintos negros presentes hoje no dojo da Sobreda
(Foto: Cortesia e Copyright (c) Tomás Simões)
Foto de grupo de todos os presentes na aula de hoje no dojo da Sobreda
(Foto: Cortesia e Copyright (c) Lourdes Gomes)

Por cá, comemorámos o Kanreki do Shihan José Santana no dojo da Sobreda, ofertando-o com um novo karategi vermelho, símbolo da longevidade, na tradição do dojo Harimakasai do Shihan Tsuji Masatomi (8º Dan), Director-Geral da Seigokan Overseas. Segundo aquele costume adoptado pelo Shihan Tsuji, os mestres que alcançam a idade do Kanreki (60 anos), podem passar a usar um karategi vermelho.
Parabéns Shihan José Santana e uma longa vida na liderança da Seigokan em Portugal.
Arigato!
Osu...

A Direcção da AKSP Seigokan de Portugal

  is where my documents live!